A análise de compras das festas de fim de ano SpendTrend® da First Data revela um modesto aumento no volume em dólar no setor varejistas e forte confiança do consumidor

Relatório analisa dados de transações de mais de um milhão de comerciantes, abrangendo compras em todo o país, do Dia de Ação de Graças até o Cyber Monday

Destaques:

• O volume de dólares do varejo ano a ano (YOY) para um fim de semana completo aumentou 5,3%; volume de transações aumentou 5,0%
  • A confiança do consumidor continua alta em geral, o que se reflete no aumento do uso do cartão de crédito
  • O maior crescimento nas vendas veio da região oeste dos EUA
  • As vendas de equipamentos de construção & e jardinagem, mobiliário e móveis & residenciais e aparelhos e eletrônicos & lideraram o crescimento das subcategorias de varejo

ATLANTA – 8 de dezembro de 2014 – Lojas abrindo mais cedo e manchetes chamativas deram uma atmosfera exagerada para a estreia da temporada de compras do final de ano em 2014. O nível de energia amplificada funcionou, até certo ponto, beneficiando grandes e pequenos varejistas que viram um aumento nas vendas, mas não tanto como no ano passado, segundo dados divulgados hoje pela First Data, líder global em tecnologia de pagamentos e soluções.

A Análise de Gastos de Compras de Fim de Ano de 2014 da First Data, o SpendTrend®, um dos maiores e mais precisas amostras de dados de transações in-store, analisou os gastos dos consumidores em mais de um milhão de comerciantes do Dia de Ação de Graças até o Cyber Monday. O relatório revelou o crescimento de 5,3% no volume de dólares do varejo ano a ano (YOY), uma diminuição em relação ao ano passado de 7,4% no período de cinco dias. Da mesma forma, o crescimento das transações de varejo foi 5,0% em comparação com 6,0% em 2013.

"Apesar do crescimento apenas modesto em relação ao ano passado, houve alguns sinais encorajadores nos dados, incluindo uma mudança do uso do cartão de débito para o cartão de crédito, que indica forte confiança do consumidor", disse Krish Mantripragada, vice-presidente sênior de informação e análise de soluções da First Data. "O aumento nos gastos de crédito pode indicar que os consumidores estão se sentindo mais confiantes quanto à sua situação financeira atual, provavelmente impulsionados pela melhora no mercado de trabalho e a redução nos preços da gasolina".

Estados do oeste dos EUA dominam o crescimento das vendas

Embora os consumidores mostrem confiança, as tendências econômicas e demográficas, junto com o mau tempo no nordeste e no sul dos EUA, foram suficientes para manter alguns compradores em casa no fim de semana do feriado. Os estados com o menor crescimento global de vendas foram Kentucky (-3,1%) e Maine (-1,7%). O crescimento das vendas regional em todos os EUA foi dominado pelo oeste, onde ficam os estados com o maior crescimento global. Isso inclui Utah (14,7%) e Oregon (11,1%).

Fim de semana forte para equipamentos de construção & e jardinagem, aparelhos & e eletrônicos e mobiliário & e móveis residenciais

As categorias de varejo que experimentaram o maior crescimento global foram equipamentos de construção & e jardinagem, aparelhos & e eletrônicos e mobiliário & e móveis residenciais, em 10,4%, 10,0% e 8,6%, respectivamente. Apesar do fato de que muitos consumidores compraram eletrônicos e aparelhos no fim de semana, o desconto significativo para esses produtos diminuiu o gasto total da fatura. A categoria teve o maior declínio no preço médio da fatura, de US$ 149,49 para US$ 131,26.

Roupa e acessórios experimentaram a maior queda nos gastos YOY, de 8,9% no ano passado para apenas 3% de crescimento neste ano. Isso foi seguido pelos varejistas de mercadorias em geral e lojas de produtos para saúde e cuidados pessoais.

A abertura prévia das lojas no Dia de Ação de Graças teve pouco impacto

Os varejistas que abriram cedo no Dia de Ação de Graças conseguiram atender clientes na loja mais cedo, mas a tática de vendas não teve um impacto significativo porque esse feriado, comparativamente, teve o mais baixo desempenho durante os cinco dias. Além disso, os clientes que fazem compras tarde da noite quiseram ficar em casa neste ano, pois as compras noturnas do Dia de Ação de Graças até o Black Friday diminuíram na faixa das 20h às 5h.

Os dados sugerem, no entanto, que os compradores estão dispostos a gastar na noite da quinta-feira. A faixa das 17h às 20h no Dia de Ação de Graças mostrou gastos significativamente maiores que o mesmo período no ano passado. As compras noturnas do Dia de Ação de Graças até o Black Friday diminuíram na faixa das 20h às 5h.

A Análise de Gastos de Compras de Fim de Ano de 2014 da First Data, o SpendTrend®, um dos maiores e mais precisas amostras de dados de transações in-store, analisou os gastos dos consumidores em mais de um milhão de comerciantes do Dia de Ação de Graças até o Black Friday (27 de novembro a 2 de dezembro de 2014).

A First Data é líder mundial de tecnologia na indústria de serviços financeiros. Com 24.000 funcionários-proprietários e operações em 35 países, a empresa oferece tecnologia de pagamento inovadora e segura e serviços para mais de 6 milhões de comerciantes e instituições financeiras em todo o mundo, desde lojas de rua até as maiores empresas mundiais. Hoje, negócios em cerca de 70 países confiam na First Data para assegurar e processar mais de 2.000 transações financeiras por segundo, totalizando 1,8 trilhões de dólares ao ano. A inigualável infraestrutura, escala e parceria da First Data vão "além da transação", com tecnologia de última geração alimentada por uma poderosa análise para detectar fraude, obter insights sobre gastos do consumidor e fortalecer a fidelização de clientes. Todos os dias a First Data ajuda seus clientes a prosperar no mundo em evolução do comércio.

Contatos de mídia
Cindi Kurczewski, First Data